Não é nenhuma novidade que escrever sobre um assunto que você domina é muito mais fácil do que escrever sobre algo novo, que você está aprendendo ou que tem poucas informações sobre. Por isso, normalmente, mulheres escrevem sobre produtos para mulheres e homens sobre produtos para homens. Há exceções, claro. Mas normalmente é assim.
Quem domina o assunto tem mais facilidade para desenvolver um enredo e, principalmente, para colocar emoção no que escreve. Por isso, tenho certeza de que quem escreveu este roteiro para a campanha de doação de órgãos da Santa Casa tem cachorro. Foi uma mistura perfeita de comportamento do cachorro quando alterna da tristeza para a esperança. Claro, a direção é implacável, mas escrever o momento de esperança do cachorro para que o dono volte pra casa é emocionante.
Em qualquer situação é assim. Para escrever bem, conheça o máximo possível das características do seu cliente. Quando você sabe exatamente o que tem nas mãos o resultado é bem melhor. Quem vive o assunto escreve melhor (sempre).
E quando você não tiver a oportunidade de receber um briefing mastigado, prontinho para o consumo, faça sua pesquisa. Utilize recursos do Google para conhecer melhor seu cliente e seus concorrente. Nada melhor do que ouvir o que as pessoas falam do seu produto ou da sua marca para entender o posicionamento atual que você deve reforçar, combater, corrigir etc. Por isso, nunca é demais repetir: quem vive o assunto escreve melhor.
Agência: Young & Rubicam Brasil